Dos pupilos

Uma das motivações para a criação deste Blog foi poder divulgar e discutir a produção dos alunos. Também discutir sobre o que eles produzem é tarefa deste espaço. Pois bem, o tempo passou e, até o momento, não levei a cabo a tarefa. Hora então de começar! E no primeiro momento, selecionei um texto escrito pelo Hélio Carlos, aluno da turma 1001, 1ª série do Ensino Médio. A inspiração foi a discussão sobre Ética, com motivação de fragmento de texto de Fernando Savater – Ética para meu filho. Tai então. Com a permissão do Hélio:


Ética? Hoje?

Por que falar em “Ética”? Por que nos dias de hoje? Na verdade, o professor pediu... Mas é algo bem interessante para ser questionado.
Creio que se pensássemos melhor nisso – na “Senhora Ética” – seria bem mais fácil e escolheríamos melhor nossos representantes políticos. Talvez seja trabalhoso fala sobre “Ética”, principalmente nos dias atuais, nos quais as pessoas deixam de lado a Humildade e a Ética e fazem coisas incomensuráveis para alcançarem seus objetivos.
E a Ética na sua verdadeira essência? O que seria? Seria sempre falar a verdade? E quando mentimos? Perdemos a Ética ou apenas a omitimos? Omitir a Ética? Então a Ética seria uma “roupa”. Vou sair e visto minha ética azul, com ética jeans e para dar um contraste, calço os chinelos eticamente humildes? E quando a Ética sujar, eu a separo das éticas comuns e lavo quando eu tiver tempo? Nesse meio tempo, visto-me da mentira, falta de escrúpulos, egoísmo e orgulho? Melhor não... Acho que o comportamento “ético” para a situação seria falar verdadeiramente o que aconteceu. Se fez errado – por mais errado que seja – é prudente e humano que se assuma os atos (e erros) cometidos.
Se ética é manter os valores morais, só fazer o que é certo... Onde ela estaria escondida hoje? Mas, e se o que é certo nos levar a algo incerto? Ensinar as crianças – desde que são novas – que para serem boas pessoas elas tem que só fazer aquilo que é certo, é um bom caminho. O problema é que a história do “facão que eu mando, não faça o que eu faço” atrapalha o processo de formação. A palavra convence, mas o exemplo arrasta.
ÉTICA é o que nos ensina que a verdade é uma virtude e que os atos nobres são essenciais. É algo importante para os dias presentes e futuros. Um valor que carrega outros consigo como a verdade, a confiança, o pluralismo, deve ser valorizado e irradiado. Até porque, um pouco (figuração, muita!) de Ética não irá prejudicar ninguém.