quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Por Sanger e muitos outros.

Definitivamente, o dia de hoje não deveria ser triste. Afinal, os mineiros chilenos, após mais de dois meses sem ver a luz do sol, começam a ser resgatados e, ao que tudo indica, todos serão retirados sem maiores problemas. É dia também de comemorar o aniversário de uma sobrinha batalhadora (Geisa), o que significa mais festa em família. Também, após o feriadão, conforme previsto retornaríamos ao trabalho, com a expectativa da solução dos problemas que nos afastaram de nosso local de trabalho (o CEC Benjamin Guimarães) por alguns dias. Voltamos. E aí o dia começava a revelar suas tristezas!

Primeira: Nossas expectativas (dos professores e funcionários do CEC Benjamin Guimarães) foram frustradas. Continuamos na mesma, com prédio interditado e, o que é pior, ouvindo cobranças de pais de alunos e de outras figuras da cidade, sobre nossa atuação enquanto profissionais daquele educandário, como se toda a responsabilidade pelo que ocorre fosse nossa.
Até entendo que, sendo os trabalhadores da educação aqueles com quem a população tem contato direto, os procurem na intenção de dirimir dúvidas. Mas daí a culpá-los pelo que acontece, vai uma distância considerável. E faz-se isso sem tentar saber de quem é, de fato, a responsabilidade pelos descalabros que vivenciamos. Não se percebe, por exemplo, o quanto a burocracia estatal emperra o andamento das coisas, podendo, por isso, deixar sob risco, a vida de alunos e profissionais. Fosse eu hoje aluno de uma das turmas de 1ª série para as quais dou aulas, diria: “É prof., o bagulho é doido e o processo é lento!”

Segunda: Saímos em campo. Eu e Edna Victor. Visitamos pessoas e lugares tentando contribuir de alguma forma para a solução do problema do Colégio. Nada. Espaços que, externamente se mostram interessantes, na realidade não o são. Também, não foram construídos com a finalidade que procurávamos. E aqueles que o foram, estão em mãos particulares que, nesta hora, se aproveitam para encher as burras (no que não estão errados, dado que o próprio Estado também falha com eles em “n” situações).
Construir salas de aula é papel do Estado e é ele quem está falhando! Constatar mais uma vez isto entristece e emputece mais ainda a gente.

Terceira: Peregrino e vou prá casa. Escuto Paula Fernandes no computador o que me entristece mais ainda. As “viagens” por uma Minas Gerais que ainda não vi e de tempos que nem sei se vivi produzem lágrimas nos olhos. Fazem-me remoer sentimentos que não sei se poderei externar um dia. Não sei sequer se deverei expô-los. E aí percebo (mais uma vez) o quanto somos limitados pela vida que levamos, tendo que nos “enquadrar” nesta ou naquela situação.

Quarta: Leio o texto do Sanger em seu Blog. Bate uma vontade filha da puta de chutar absolutamente tudo. Mas paro e analiso um pouco mais calmamente o que ele diz. Tenho que concordar com os questionamentos feitos, mas ao mesmo tempo tento entender o que produz toda essa desgraceira por nós vivida. Concluo que, embora tenhamos uma tendência muito forte a colocar a educação como a tábua de salvação para todos os nossos problemas, ela não o é. Ela é apenas mais uma ferramenta da qual se vale a nossa sociedade, na maioria das vezes para produzir e reproduzir ideologias. E ela não existe descolada da realidade política, econômica e social do país. Ou seja, ela é aquilo que nossa sociedade (leiam: a burguesia brasileira) quer e quem determina o aspecto momentâneo desta “educação” é quem domina o aparato estatal.
Acho que, percebendo as coisas desta maneira, sinto-me menos culpado. Sei que neste processo todo somos apenas uma parte muito pequena, e que além das aulas que ministramos, dos projetos que tentamos emplacar, das amizades que construímos, das crianças e adolescentes pelas quais nos apaixonamos, existe todo um festival de coisas sobre as quais não temos controle algum e que, em última instância, determinam muito mais o que vai ser a nossa educação do que possamos imaginar.
Assim como o Sanger também desmonto diante de certas situações. Acho que é normal para pessoas que aprenderam a ver o mundo como um lugar de gente e não de números. Como lugar para se construir felicidades e vivê-las e não o inferno diário com o qual temos nosso cotidiano contato. Mas as duras realidades com as quais nos chocamos mostram que, para além dos muros das escolas e das academias, existe muito mais a ser transformado e que nossa ação precisa ter um alcance bem maior que a sala de aula.

Um comentário:

  1. Sim Gilson. A educação não muda a realidade. A minha tristeza, como professor, é observar isso dentro de uma posição privilegiada. Ser professor e ser impotente diante de tantas coisas que acontecem entre os muros da escola. É uma luta. Uma luta eterna.

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